Vitaminas e Minerais

Nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. 

Palavras-chave: Vitaminas, Mineirais, nutrientes, suplementação

As vitaminas e os minerais são nutrientes essenciais.

Isto é, não podem ser sintetizados pelo organismo e, portanto, devem ser consumidos diariamente.

Você sabia que elas são capazes de evitar e auxiliar na cura de doenças, ajudam na absorção dos demais nutrientes ingeridos na alimentação, regulam as funções do nosso corpo, diminuem o estresse e até melhoram o humor ?

Inclusive, algumas situações cotidianas pedem um aumento na ingestão desses nutrientes, como o estresse, exposição a poluentes ambientais, consumo de aditivos químicos, uso excessivo de medicamentos, gestação, lactação, crianças e idosos e doenças imunológicas, câncer e outros.

 As principais fontes naturais de vitaminas são as frutas, verduras e legumes, mas também podem ser encontradas nos alimentos em geral. O ideal é ingeri-las diariamente, independentemente da fonte.

Porém quando a ingestão desses nutrientes é insuficiente, é comum o uso de suplementação alimentar, como polivitamínicos e poliminerais em cápsulas, que fornecem as quantidades específicas e atendem às necessidades fisiológicas individuais.

Vitaminas

Os processos bioquímicos – crescimento, metabolismo, reprodução celular, oxidação dos alimentos, digestão – são regulados por um total de 13 vitaminas, que garantem o funcionamento eficiente do organismo. As vitaminas são classificadas como hidrossolúveis ou lipossolúveis, dependendo do modo como são absorvidas e armazenadas pelo corpo.

São exemplos de vitaminas hidrossolúveis as do complexo B e a C. Elas permanecem nos vários tecidos do corpo por no máximo três dias. Depois de absorvidas pelo intestino, passam para a corrente sanguínea e são armazenadas em pequenas quantidades.

Minerais

Os minerais são partes essenciais de enzimas indispensáveis na fase de absorção dos alimentos, e exercem papel importantíssimo no desenvolvimento e na manutenção das funções do corpo.

Macrominerais: Cálcio, fósforo e magnésio.

Microminerais: Ferro, fluoreto, manganês, iodo, zinco, selênio, cloreto, potássio, sódio e cobre

Eletrólitos: Alguns minerais – cálcio, cloreto, magnésio, fósforo, potássio e sódio – recebem também a classificação de eletrólitos. Essas substâncias ajudam a gerar impulsos elétricos que carregam as mensagens dos nervos pelo corpo todo, além de manterem o equilíbrio adequado dos fluidos e das substâncias químicas do corpo.

Todos os minerais são necessários à saúde e alguns têm melhor efeito quando associados a certas vitaminas: ferro com vitamina C ou cálcio com vitamina D, por exemplo.

5 sinais de que você pode estar deficiente de nutrientes:

1 Rachaduras nos cantos da boca – possível deficiência de ferro, zinco, vitaminas do complexo B, riboflavina e B12. Considere a acelga, tahine, brócolis, pimentão vermelho, couve e couve-flor.

2 Erupção cutânea vermelha e escamosa no rosto e perda de cabelo – possível deficiência de biotina e vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K). Considere o abacate, cogumelos, couve-flor, nozes, framboesas e bananas.

3 Saliências parecidas com acnes vermelhas ou brancas no rosto, braços, coxas e bumbum – possível deficiência de ácidos graxos essenciais e vitaminas A e D. Considere os vegetais de folhas verdes, cenoura, batata-doce e pimentão vermelho.

4  Formigamento e dormência nas mãos, pés, ou outro lugar do corpo – possível deficiência de vitaminas do complexo B, como ácido fólico, B6, e B12. Considere o espinafre, aspargo e beterraba.

5 Espasmos muscular fortes como pontadas nos pés, panturrilhas, arcos dos pés e parte de trás das pernas – possível deficiência de magnésio, cálcio e potássio. Considere as amêndoas, avelãs, abóbora, couve, espinafre, dentes de leão, brócolis, couve chinesa, e maçãs

PREVENÇÃO

Conforme dados do Ministério da Saúde, as doenças que mais matam os brasileiros são: câncer, ataque cardíaco, obesidade, acidente vascular cerebral e outras doenças ligadas ao sistema respiratório.

O curioso é que são justamente essas doenças que mais se beneficiam com a prevenção.

Não é necessário descobrir a existência de uma doença para trata-la. Previna para evitar o aparecimento delas.

Os cientistas estão provando em estudos que a ingestão diária de diferentes vitaminas acima das doses nutricionais pode ser grande aliadas na prevenção de doenças e na manutenção da saúde. Se a intenção é prevenir uma patologia, pode-se usar um nutriente de forma contínua.

Porém, essa conduta deve ser feita por um profissional da saúde.

Benefícios

Que eles são essenciais para uma dieta balanceada e uma vida saudável, você já sabia. Abaixo separei os benefícios de alguns minerais e vitaminas. Confira:

Betacaroteno (pró-vitamina A)

Ao ser ingerido, é convertido em vitamina A no organismo, sua forma ativa. Possui ação antioxidante, previne o surgimento de câncer, doenças cardiovasculares, diabetes e retarda o envelhecimento. É importante para a função imune e para a visão. Seu efeito antioxidante protege a pele contra a ação nociva dos raios solares.

As algas marinhas são ótimas fontes de betacaroteno. Podem ser adicionadas a sopas, arroz, saladas ou consumidas puras. Há ainda as opções das cápsulas de algas, como Spirulina Havaiana e Chlorella.

Complexo B

As vitaminas do complexo B estão envolvidas em todos os processos do nosso organismo. São importantes para o fornecimento de energia e para o sistema nervoso central. Além dos suplementos de complexo B, os comprimidos de levedo de cerveja são ricos em vitaminas desse complexo. 

Vitamina C

Com ação antioxidante, a Vitamina C previne o envelhecimento precoce, o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes. É importante para o sistema imunológico.

Vitamina D

Melhora a absorção do cálcio, sendo importante para a saúde óssea. Além disso, modula o sistema imunológico. O suplemento de óleo de fígado de bacalhau é fonte de vitamina D.

Vitamina E

Excelente antioxidante, atua na prevenção do envelhecimento precoce e de doenças como as cardiovasculares, câncer e diabetes. Previne o surgimento de doenças neurológicas, displasia mamária e alivia os sintomas da TPM. Cápsulas de óleo de gérmen de trigo são boas fontes de vitamina E.

Cálcio

É um mineral importante para desenvolver e manter a saúde dos ossos e dentes. Regula os batimentos cardíacos, favorece a coagulação do sangue e atua na transmissão de impulsos nervosos.

Magnésio 

É essencial para a formação óssea e produção de serotonina – neurotransmissor relacionado ao bem-estar –, sendo importante em casos de depressão. Ajuda a aliviar os sintomas da TPM. É relaxante muscular e dos vasos sanguíneos, por isso beneficia a saúde cardiovascular.

Ferro

É importante para o sistema imunológico e para a prevenção e o tratamento de anemias. É um mineral fundamental para a função da tireoide, para a desintoxicação do fígado e para a formação de colágeno. Participa da síntese dos neurotransmissores serotonina e dopamina, sendo importante para o sistema nervoso.

Zinco

Mineral essencial para o sistema imunológico, tem ação antioxidante, prevenindo doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e retardando o envelhecimento. Facilita a cicatrização de feridas e melhora a fertilidade.

Cromo

Importante para diabéticos, este mineral melhora a ação da insulina e regula os níveis de glicose no sangue. Está envolvido na redução dos níveis de LDL-colesterol (colesterol ruim), colesterol total, triglicérides e aumento do HDL-colesterol (colesterol bom), prevenindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O equilíbrio

Vocês irão me ver falar muito de Equilíbrio. É perfeitamente possível ingerir vitaminas e minerais suficientes sem “neuras”.

Primeiro, dê preferência a alimentos ricos em nutrientes, como frutas, vegetais verde escuros, verduras, proteína magra, peixes oleosos e grãos integrais, em porções com quantidade razoável.

E evite alimentos industrializados ultraprocessados no dia a dia, já que são hipercalóricos e contém poucos nutrientes que possam ser aproveitados.

A obtenção de suplementos de boa qualidade pode aumentar ainda mais o equilíbrio natural do seu corpo com vitaminas e minerais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: