Saiba o que é cloreto de magnésio PA e para que serve

Entenda o que é o cloreto de magnésio PA e quais benefícios pode proporcionar para a saúde.

A suplementação nutricional é uma alternativa para sanar a deficiência de alguma substância no organismo, auxiliar na prevenção e tratamento de doenças e potencializar determinada função do corpo. 

O fortalecimento dos ossos e a melhora da performance física, por exemplo, são alguns dos objetivos que muitos atletas almejam com o uso de suplementos. Neste artigo, você conhecerá o cloreto de magnésio PA, o que é essa substância e quais os benefícios pode proporcionar à saúde

O que é cloreto de magnésio PA? 

O cloreto de magnésio é um suplemento inorgânico que nasce da união do cloro e do magnésio. O cloro funciona como uma espécie de transportador para que o magnésio chegue ao intestino e seja absorvido. 

Como existem componentes químicos na sua produção, é classificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como medicamento e tem o respectivo registro no Ministério da Saúde

O magnésio é um mineral que atua em diferentes partes do corpo, principalmente nas funções do cérebro e do coração. Age na transmissão nervosa e ajuda a controlar a pressão sanguínea, por exemplo. 

A sigla PA significa Puro para Análise, ou seja, o cloreto de magnésio PA é mais concentrado e melhor absorvido pelo organismo

Qual a diferença entre o cloreto de magnésio PA e o magnésio dimalato? 

O magnésio dimalato é um produto orgânico, ou seja, não tem nenhum agente químico na sua confecção. É combinado com ácido málico que faz parte do Ciclo de Krebs (metabolismo energético). Ao entrar em contato com o intestino, ambos se separam e cada um cumpri as suas funções, pois a ligação entre os dois compostos é muito fraca. 

Por isso, é classificado pela Anvisa como alimento mineral natural e não como medicamento. Já o cloreto de magnésio PA traz agentes químicos na sua composição e possui uma concentração menor do mineral

Outra diferença entre as duas substâncias é o preço. O magnésio dimalato tem um preço mais alto se comparado ao valor do cloreto de magnésio PA. No entanto, como é um produto essencialmente natural, o magnésio dimalato é melhor absorvido pelo corpo, sendo utilizado em menor quantidade que o cloreto de magnésio PA

Quais os benefícios do cloreto de magnésio PA? 

O magnésio faz parte de muitas funções do organismo. Sendo assim, o cloreto de magnésio PA é usado para prevenir e tratar vários problemas de saúde. Veja alguns benefícios da substância para a saúde: 

Fortalecimento dos ossos – o magnésio está diretamente ligado ao metabolismo dos ossos. A deficiência do mineral no corpo pode estar relacionada à osteoporose. Estudos apontam benefícios na saúde dos ossos após o consumo do cloreto de magnésio PA ou combinado com potássio. 

Aumento das funções cerebrais – suplementação de magnésio adequada aperfeiçoa o aprendizado e a memória de curto e de longo prazos, pois aumenta a elasticidade e densidade das sinapses na parte do cérebro referente à memória. 

Melhora da saúde dos músculos – o magnésio atua na transmissão neuromuscular, aperfeiçoa a comunicação entre as células musculares e, consequentemente, auxilia no ganho de massa magra, no relaxamento e na contração muscular. Praticantes de atividades físicas voltadas à hipertrofia, por exemplo, utilizam o cloreto de magnésio constantemente. 

Redução de risco de hipertensão e doenças cardiovasculares – hipertensão é um dos fatores de risco para doenças do coração e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs). A concentração de magnésio adequada reduz a pressão arterial e também os riscos de doenças cardiovasculares e AVCs. 

Combate de infecções – cloreto de magnésio PA por via oral ou injeções aumenta a capacidade do sistema imunológico e ajuda a eliminar infecções. 

Diminuiu o estresse – a quantidade de magnésio no corpo está relacionada ao nível de estresse. Quanto maior o estresse, mais magnésio o corpo perde. O mineral diminui os efeitos do estresse. 

Prevenção ou tratamento de ansiedade ou depressão – estudos demonstram que o consumo diário de magnésio ajuda a prevenir ou tratar a depressão e a ansiedade. 

Prevenção ou tratamento da perda de audição – tratamento com magnésio é seguro para prevenir ou tratar a perda de audição, principalmente se a perda auditiva é causada pelo ruído. 

O uso de magnésio está sendo pesquisado para o tratamento e prevenção de outros problemas de saúde. No entanto, é preciso ter cuidado, pois o magnésio age de uma maneira para cada pessoa. 

Apesar de ser um suplemento e não necessitar de receita médica, consulte um médico ou um nutricionista antes de consumir o cloreto de magnésio PA

Como tomar o cloreto de magnésio PA? 

Antes de começar a tomar o cloreto de magnésio PA, é importante buscá-lo em um lugar confiável que garanta a procedência do produto, seja em farmácias ou sites seguros. O cloreto de magnésio PA pode ser encontrado em cápsulas, pó e gotas. O pó não tem um gosto muito agradável, por isso a maioria das pessoas prefere as cápsulas. 

O cloreto de magnésio PA em gotas ou cápsulas devem ser consumidos junto com bastante água. Já a substância em pó deve ser diluída na água. Quanto à dosagem, é necessário seguir as orientações do médico ou nutricionista. 

Sinais e sintomas da deficiência de magnésio 

Alguns sintomas podem indicar deficiência de magnésio, como: 

  • Fraqueza muscular;
  • Apatia;
  • Fadiga;
  • Insônia;
  • Constipação;
  • Taquicardia;
  • Convulsões;
  • Câimbras;
  • Espasmos musculares;
  • Formigamento;
  • Tremores. 

Sentir um ou mais dos sinais e sintomas citados acima, não significa que sejam causados por deficiência de magnésio. Mas é importante consultar um médico ou nutricionista para investigar o que pode gerar essas alterações e receitar o tratamento adequado ao caso. 

Contraindicações e efeitos colaterais do o cloreto de magnésio PA 

O cloreto de magnésio PA é uma substância segura, mas não é recomendada para que tem problemas nos rins, miastenia grave (doença autoimune que afeta nervos e músculos) ou esteja com diarreia. Vale ressaltar que o suplemento tem efeito laxativo. O composto não costuma gerar efeitos colaterais severos. Mas pode causar enjoo, vômito e diarreia. Atenção! Quando ingerido em altas concentrações, o cloreto de magnésio PA pode provocar intoxicação e levar a hipotensão, fraqueza muscular, dificuldade para respirar, entre outras consequências.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: